Ontem na sequência da noticia da Angelia Jolie ter tirado as mamas por ter uma predisposição genética de mais de 80% para desenvolver cancro da mama, ouvi sem duvida os comentários mais absurdos. Uns diziam que era uma absurdo, que ela só fez aquilo porque tem muito dinheiro e lhe permitia fazer uma reconstrução mamária, outros diziam que era muito giro agora as pessoa andarem se a mutilar por tudo e por nada que se pega-se moda ia ser giro! Minha gente, isto é um absurdo!
Assusta-me a quantidade de gente que fala e manda bocas para o ar sem perceber nada do assunto!
Claro que ela tem dinheiro, claro que ela pode facilmente fazer uma reconstrução mamária com os melhores cirurgiões do mundo, claro que para ela as coisas a nível monetário são muito mais fáceis do que para a maioria das comuns cidadãs deste planeta. Mas não me venham com coisas, para nenhuma mulher no mundo a nível psicológico é fácil lidar com a possibilidade de ter cancro da mama e com o facto de lhe serem retiradas as mamas.
Há quatro anos que trabalho com mulheres que têm cancro ou já tiveram, que já foram mastectomisadas e muitas nunca fizeram reconstrução mamária, outras porém com uma vida muito mais estável financeiramente fizeram reconstrução mamária. Perco muitas vezes 20 minutos do meu tempo a falar com elas, a tentar perceber o quanto aquilo pode mudar a vida de uma mulher. E o que me apercebo é que para além da recuperação ser muito dolorosa, existe toda uma parte psicológica que é extremamente afectada, quer se tenha feito reconstrução mamária ou não. Existe também a parte da vergonha do corpo, que afecta muitas vezes os casamentos pois a mulher fica com uma vergonha enorme de se despir. Ainda assim muitas mulheres quando eu lhe pergunto o que sentem em relação a isso me dizem que o importante não lhe foi tirado, a vida! Olho sempre para elas com um enorme respeito, para mim são sem duvida um exemplo de grande coragem e da minha parte merecem sempre toda a atenção e amor possível pois quem lida todos os dias com estes casos percebe a dor pela qual passam estas mulher. Mesmo assim continuo a achar que só quem passa por uma situação destas é que realmente sabe o que se sente e que por mais que se fale nunca sabemos o que realmente se sente.
Se morro de medo de pensar em me acontecer uma situação destas, imagino o que não se possa sentir de passar mesmo por um cancro. Desde muito pequena que me oiço dizer, a mim o que me assusta não é morrer mas sim a forma de morrer!
Portanto, se a Angelina Jolie, que é uma pessoa bastante abastada mas que até podia ser qualquer uma de nós, teve a coragem de dar a cara numa situação destas, acho que merece todo o nosso respeito. Porque acredito que muitas mulheres se vão rever nela e vão ganhar uma força enorme dentro delas. Na minha opinião ela não tinha obrigação nenhuma de o ter feito, muito provavelmente se ela quisesse ninguém tinha sabido e se houvesse alguma fuga de informação ela podia muito bem ter desmentido ou fugido do assunto! Estava no direito dela como pessoa que é, antes de ser uma figura publica! Se ela decidiu falar abertamente ao mundo do que se passou, acreditem que não foi fácil, acreditem que não é fácil falar de uma coisa destas. E acreditem que da minha parte merece todo o meu respeito!
Nem vou dar tempo de antena a falar de comentário que li sobre ela ter se automutilado, pois ainda nem tinha sido diagnosticado nada. Continuo a achar que para pessoal ignorantes o melhor é o desprezo. Pelo menos comigo, quando não sei do que falo prefiro estar calada.
Aproveito assim para deixar um beijinho enorme as pessoas que estão neste momento a lutar contra o cancro da mama e a relembrar que o positivismo ajuda muita mais do que podemos imaginar nestes casos. Nunca desistam por favor! Sei que é muito mais fácil desistir do que lutar, mas acreditem que no fim de uma grande luta, a vitoria sabe muito melhor!
Um beijinho enorme a todas as pessoas que conseguiram vencer esta batalha!
E digo pessoas porque por muita falta de informação o cancro da mama existe no homem e com cada vez mais casos e com uma taxa de mortalidade elevadíssima.
Lamento que haja tanta falta de conhecimento sobre este assunto!
Lamento que haja tanta falta de conhecimento sobre este assunto!
Sem comentários:
Enviar um comentário